Lobos, arco-íris e cabeças de radio

Estava ontem de madrugada, mais exatamente às 4:47 da manhã, conversando com um amigo meu que reside na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dentre vários assuntos sobre rock, filmes e guitarras distorcidas acabamos entrando em um assunto que me sinto bastante empolgado em falar: A genialidade do Radiohead.

Conversa vai e conversa vem até que ele falou sobre o disco recente da banda, o “In Rainbows”. Lembrei-me então que foi um disco que quando escutei de cara não fui muito com a vibe que ele passava. Talvez eu não tivesse alcançado a grandeza do álbum, ou simplesmente não tivesse dado a atenção devida. Com o decorrer da conversa sobre os detalhes mínimos do disco, contei sobre como passei a gostar dele e como o show do Radiohead me fez ter uma visão ainda mais absurda sobre o mesmo.

É fato que sou um grande fã da banda e como todo grande fã irei procurar coisas absurdas em tudo o que eles fazem. Mas a minha análise foi um pouco mais “estranha”, se posso chamar assim, do que o convêncional. O Radiohead havia lançado até o “In Raibows” cinco discos. Cada um com elementos diferentes e formas de expressão diferentes. E querendo ou não Thom Yorke e seus fiéis escudeiros (e que escudeiros!) conseguiram mesclar cada traço usado nos discos anteriores neste último disco. Juntaram dentro do caldeirão o toque pop (e acessível) do “Pablo Honey” e do “The Bends”, pegaram o detalhísmo entusiástico do “Ok Computer”, um toque da genial (e excessiva) loucura do “Kid A” e do “Amnesiac” e por último o perfeccionismo do fabuloso “Hail To The Thief”. Juntando todos esses raros ingredientes fizeram um aborto musical de onde saiu o inquestionável “In Raibows”.

Mas a genialidade não parou por aí. Não para mim, claro. Quando começei a gostar mais de Radiohead uma música deles eu me lembro que sempre chamou demais minha atenção, a ultima faixa do “Hail To The Thief”: “A Wolf at The Door”. É uma música com um crescimento tremendo. Mas não apenas por isso ela me empolgava. A sensação que eu sentia ao escutar essa música era algo realmente diferente de tudo que já havia sentido antes. Parecia uma escadaria! Toda vez que o meu disco entrava na 14ª faixa eu sentia que estava começando a subir uma escadaria longa (estilo Cavaleiros do Zodíaco, manja?) que daria em algum lugar ainda desconhecido por mim e por todos os fãs de Radiohead. Mas dessa vez eu acho que consegui descobrir. Eu havia, minutos antes, colocado o “In Rainbows” para tocar assim que terminasse o “Hail To The Thief”. E quando terminou a última faixa e entrou em seguida a música “15 Step” senti um baque forte! Como um soco na minha cara! Parecia que tudo se encaixava e todos aqueles degraus não estavam ali atoa. Acompanhem: A sensação de que tudo necessário para se fazer um disco perfeito já tivesse em mesa era óbvia, devido aos discos maravilhosos feitos pelo grupo. Após todos esses discos a última faixa, do ultimo disco lançado até então, me passava aquela sensação de escadaria. Logo a décima quarta faixa do ultimo disco! É simples: Aquela era a escadaria que daria na “décima quinta etapa”, que seria o início da perfeição. A escadaria da terra, para os arco-íris. A genialidade do “Hail To The Thief” que nos levaria até a perfeição do In Rainbows! E tudo parecia de fato se encaixar para mim, acho que faz sentido!

Fazendo sentido ou não percebi que posso estar muito alucinado ou muito viciado em Radiohead (a ponto de escrever este post enorme e completamente louco). Uma coisa é fato: Ou eu acertei em cheio o que Thom Yorke quis dizer com “A Wolf At The Door” e “15 Step” ou eu estou ficando completamente maluco.

[Ouçam as duas músicas e se tiverem interesse, abaixo segue dois vídeos com as músicas para quem quiser concordar ou discordar da minha tese. Fiquem a vontade. Aconselho ouvir as músicas seguidas, mas para quem não tiver e nem quiser baixar postarei os vídeos.]

~ por danschettini em fevereiro 22, 2010.

3 Respostas to “Lobos, arco-íris e cabeças de radio”

  1. Eu acho que vc acertou em cheio. Mas se vc ficou maluco, eu aplaudo sua loucura.

  2. E pensar que nos discutiamos pq vc não tinha curtido e eu disse desde o começo que era foda XD

  3. pare de discutir radiohead e estude um pouco a língua portuguesa =D tuas postagens vão ficar excelentes!

Deixe um comentário