A semana do desocupado – Acordando novamente (Texto 2)

Com o sol em sua face e barulhos na casa o mal-humorado desocupado desperta. Sim, totalmente irritado. Afinal, não há nada melhor que dormir quando não se tem o que fazer. E sua mãe, seu eterno despertador, o acorda com barulhos propositais no cômodo ao lado de seu quarto para que ele possa, ao menos, almoçar como uma pessoa decente. Sem fome, ele come. Pronto para enfrentar a tão odiada segunda-feira ele liga a televisão e assiste ao noticiário. Coisas sobre queda do dólar, novos empregos e resultado da USP não o interessam. Mas mesmo assim ele se mantém por dentro para que tenha assunto com seus amigos em uma mesa de bar.

Um passeio pela cidade, um telefonema qualquer e um gole de café em uma tabacaria próxima para embalar seu dia. Ele visita pequenas e grandes lojas, faz planos em sua cabeça e pensa “se eu pudesse compraria aquilo!”. É claro que ele nunca poderá, não se viver sua vida como leva. Mas ele leva. E vai levando, levando até o dia que não terá mais forças e de duas uma: Desistirá de viver ou será obrigado a isso.

O medo de encontrar um conhecido na rua faz com que volte a sua casa e mergulhe no velho mundo do tédio, mais conhecido como seu quarto. Passa umas horas vendo vídeos engraçados no youtube, em seguida assiste um filme dublado qualquer no SBT e resolve então ler um pouco de gibi. Os dias passam e a bigorna do tempo cai em seus pés. Nada caminha, nada se mexe… a segunda-feira, tida como o pior dia da semana por muitos, para ele só serve como uma simples largada até o fim da semana, onde terá o que fazer.

Com a consciência um pouco pesada e usando o pouco de lucidez que ainda lhe resta ele pensa sobre seu ócio. Resolve então planejar algo. Em seu único caderno, um velho cheio de desenhos e rascunhos que fazia na época da escola, ele escreve planos que pretende por em prática na semana seguinte. Cursos, estudos, atividades, boates, festas, passeios… de tudo um pouco. Quando fecha o caderno deixa cair umas folhas, nas folhas estão planos. Iguais aos que ele acabara de fazer. Quantos ele realizou? Nenhum. Então resolve jogar fora o caderno com tudo dentro, inclusive o que havia escrito a uns cinco minutos. Junto com o caderno ele joga sua vontade de se mexer e seus pseudo-sonhos. Sem planos e cadernos o desocupado deita, pensa um pouco e adormece enquanto espera que mais um dia amanheça.

– Foto tirada com meu antigo celular do primeiro rascunho de I’ll Be There, uma das primeiras músicas da extinta The Bubble. Música feita por meu primo Carlos e eu na época da pseudo-banda “Oh! Pássaro Cândido”. Caligrafia do Carlos.

~ por danschettini em março 6, 2010.

Uma resposta to “A semana do desocupado – Acordando novamente (Texto 2)”

  1. caraleoooo “Oh! Pássaro Cândido” era promessa de sucesso dos Schettini!

Deixe um comentário